A cremação é um dos processos mais antigos praticados pelo homem. Nas antigas civilizações, o procedimento era considerado um destino nobre aos mortos e fazia parte do cotidiano da população.
Com o passar do tempo, a prática se tornou cada vez mais viável, devido ao seu processo ecológico, que não agride a natureza.
Veja abaixo algumas informações importantes sobre a cremação que você precisa saber.
Exigências no processo de cremação
A cremação é um processo irreversível, por isso, no Brasil existem alguns pré-requisitos antes do procedimento ser realizado.
Declaração de Vontade – se a pessoa deseja ser cremada, é exigido que ela manifeste sua intenção ainda em vida, em um cartório.
Após a morte, é necessário que o parente de primeiro grau requisite o serviço, como: cônjuge, pais, filhos e irmãos, maiores de 18 anos.
É exigido que haja duas testemunhas, portando a declaração de óbito e assinada por dois médicos. Em caso de morte natural, apenas um médico legista.
Quanto tempo leva para um corpo ser cremado?
O processo de cremação pode demorar de 1 a 3 horas, podendo sofrer alterações devido ao tamanho e peso do corpo.
Documentos solicitados
Para que a cremação ocorra é necessário a apresentação de alguns documentos, como: atestado de óbito (assinado por dois médicos) ou por um médico legista com o CRM de ambos, a declaração de vontade assinada ainda em vida pelo ente querido ou pelo representante legal, cópia simples do RG, CPF do falecido e do responsável.
Processo da Cremação
- Logo após o velório, o caixão é fechado e o corpo é enviado a uma câmara fria, onde deverá permanecer, no mínimo, por 24 horas.
- No caso de mortes violentas, esse tempo pode ser maior, até que a investigação seja encerrada. Somente um delegado ou um responsável pelo caso é quem pode liberar a cremação. O corpo resfriado, pode permanecer conservado até 30 dias.
- A cremação é feita em crematórios, conhecido como câmara de cremação de corpos. Normalmente fica em 1400 – 2000 cº (graus centígrados).
- Os restos ou fragmentos, são reduzidos por meios de máquinas específicas que fazem uma espécie de trituração.
- Após a cremação, estes fragmentos são depositados em um recipiente que facilita o transporte. O peso determina diretamente pelo tamanho do corpo.
A Cremação prejudica o meio ambiente?
Não! Para aqueles que se preocupam com os impactos ambientais, a boa notícia é que a cremação não gera a eliminação de resíduos, ou seja, ela é ecologicamente correta ao meio ambiente.
O processo de cremação libera somente gás carbônico e água, já os possíveis resíduos tóxicos são retidos em filtros específicos durante a cremação, evitando assim, a contaminação do ar com gases poluentes.
De acordo com os padrões ambientais, esses filtros são os responsáveis por reduzir a emissão de dióxido de carbono.
E se o ente querido morreu com alguma doença contagiosa, não é perigoso? Não! A cremação continua sendo um método 100% seguro, onde não há nenhum tipo de contaminação.
Além de preservar o meio ambiente, a cremação é um processo super econômico e higiênico, evitando assim, a superlotação nos cemitérios e gastos mensais relacionados às manutenções do sepultamento.
Crematório Itapecerica da Serra
Nossos serviços possuem tecnologia de ponta, preservando assim, o meio ambiente e proporcionando o bem-estar aos nossos clientes.
Veja também:
Cremação em Itapecerica da Serra – São Paulo